quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como funciona a energia solar?

Fora da água quente do oceano para criar correntes e ajuda as plantas a realizar fotossíntese, a energia solar precisa da ajuda de pessoas a beneficiar de outras formas. Este apoio pode assumir muitas formas, de arquitetura e urbanismo, que utilizam técnicas para maximizar a luz e calor para os edifícios, a energia solar, a forma de utilizar a energia solar mais amplamente utilizado e desenvolvido pela tecnologia, incluindo os fogões solares, purificação da água e destilação, aquecimento solar de água e muito mais.
Embora a energia solar é o mais utilizado e desenvolvido, solar fotovoltaica, células solares, são as mais discutidas e debatidas, como eles nos ajudam a gerar electricidade a partir de fontes renováveis e limpas. Basicamente, faz fótons da luz solar fotovoltaica em elétrons mudança do estado maior da energia, produção de electricidade. A energia solar fotovoltaica produção duplicou a cada dois anos, crescendo a uma taxa de 48% em média desde 2002, tornando a tecnologia energética que está a crescer mais depressa. Outra grande utilização está a ser dada à energia solar é a concentração solar. Esta tecnologia utiliza espelhos e sistemas de monitoramento (heliostats) centrar-se uma grande quantidade de luz solar em uma área pequena, que contém o líquido evaporou com o calor produzido por todos os raios do sol, gerando vapor que move turbinas e gera eletricidade.

Placas de Energia Solar

As vantagens

A grande vantagem da energia solar é a de que há um lote. O total da energia solar disponível na Terra é 3,850 ZJ (zetajoules) por ano, enquanto em 2007 apenas foram utilizados ZJ 0471. Mas há mais dúvida de que precisamos de energia solar disponível. Outro grande benefício da energia solar é que é muito versátil, como já mencionado acima pode ser usado para aquecer, iluminar, purificar e muito mais. Como o sol vivo, teremos a energia solar em todo o mundo para captar e aproveitar-lo para nosso benefício.

As desvantagens

A actual desvantagens da energia solar pode ser resumido em quase um preço único, pelo menos para a energia. Demora um lote de terra e dinheiro para louvar. Poluição e clima podem afectar a sua eficácia, de modo que os custos aumentar.
Embora a energia solar pode funcionar em médias e grandes escalas, de pequenas a sua funcionalidade é muito limitado, porque o sol não está sempre disponível. Utilizando baterias para armazenar energia para usar quando não estiver disponível (à noite), reduz grandemente a sua eficiência.

Funcionamento da energia solar em uma casa



Energia Solar: Abundante, mas cara.

A energia solar é uma energia abundante, porém, é muito difícil de usá-la diretamente. Ela é limpa e renovável, e existem três maneiras de fazer o seu uso:
Células fotovoltaicas, que são consideradas as que mais prometem da energia solar. A luz solar é diretamente transformado em energia, através de placas que viram baterias.
Os captadores planos, ou, coletores térmicos, que, num lugar fechado, aquecem a água, que com pressão do vapor, movem turbinas ligadas aos geradores. Também chamados de captadores de energia, os espelhos côncavos refletores, mantém a energia do sol que aquecem a água com mais de 100° C em tubos, que com a pressão, movimentam turbinas ligadas ao gerador. O único e pequeno problema dos espelhos côncavos, é que eles têm que acompanha diretamente os raios do sol, para fazer um aproveitamento melhor. Como à noite e em dias chuvosos não tem sol, a desvantagem da energia solar, é que nesses casos ela não pode ser aproveitada, por isso que é melhor produzir energia solar em lugares secos e ensolarados.
Um exemplo do aproveitamento dessa energia é em Freiburg, no sudeste da Alemanha. A chamada “cidade do sol”, lá existe o bairro que foi o primeiro a possuir casas abastecidas com energia solar. As casas são construídas com um isolamento térmico para a energia ser “guardada” dentro. Quando as casas são abastecidas com mais energia do que necessário, os donos vendem o restante de energia para companhias de eletricidade da região. Na cidade, há casas que giram de acordo com o movimento do sol. A igreja e o estádio de futebol são abastecidos com energia solar. Com o uso de energia solar, a cidade já deixou de usar mais de 200 toneladas de gás carbônico por ano.

2 comentários: