quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como funciona a energia hidroelétrica?

A energia hidroeléctrica vem da água em funcionamento, água em movimento. Pode ser vista como uma forma de energia solar, visto que o sol acciona o ciclo hidrológico que dá à terra a sua água. No ciclo hidrológico, a água atmosférica chega à superfície da terra como precipitação. Parte desta água evapora-se, mas a maioria filtra-se no solo ou torna-se em excedente de superfície. A água da chuva e da neve em derretimento chega, eventualmente, a charcos, lagos, reservatórios, ou oceanos, onde a evaporação ocorre constantemente.

Hidrelétrica de Itaipu


A humidade que se filtra no solo pode tornar-se em água de terra (água à superfície), um pouco da qual também entra em corpos de água através de nascentes ou correntes subterrâneas. A água de terra pode ascender através do solo durante os períodos secos e voltar à atmosfera pela evaporação.


O vapor de água passa para a atmosfera pela evaporação, depois circula, condensa-se em nuvens, e parte regressa à terra como precipitação. Assim, o ciclo de água fica completo. A natureza assegura que a água é um recurso renovável.


Vantagens

É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada; É útil em países com grande vazão hidrográfica(rios, bacias) e acidentes geográficos (quedas d'água).


Desvantagens

Inudação de extensas áreas de biomas( florestas, etc), desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões. Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas(árvores submersas geram gases tóxicos)

Energia Hidráulica.

A energia hidráulica pode ser considerada alternativa em relação aos combustíveis fósseis, porém no Brasil ela é utilizada rotineiramente. Nas usinas hidrelétricas, a pressão das águas movimenta turbinas que estão ligadas aos geradores de corrente elétrica. Na maioria das vezes são construídas barragens, que servem para represar os rios. Com muita pressão, a água acumulada é liberada, e as turbinas giram. A energia hidráulica tem muitas vantagens, porque é uma fonte limpa, não causa grandes impactos ambientais globais, é renovável e é muito barata comparada com as outras fontes.
Também existem as desvantagens, que são: inundação de áreas habitadas causando deslocamentos de populações e destruição da flora e fauna. De toda energia gerada no mundo, cerca de 15% é de energia hidráulica, e só no Brasil, essa quantidade, é de 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário